Segurança para quem?
Feitas com o motivo primário de proporcionar maior segurança aos estabelecimentos e clientes, as portas giratórias dos bancos são constantemente motivo de brigas, aborrecimentos, desrespeito e humilhações para os cidadãos. E como se não bastassem todos os medos e preocupações que o carioca vive diariamente por conta da violência que assola as ruas, agora também precisa temer as próprias pessoas que deveriam zelar pela segurança alheia.
Na última sexta-feira (01/09), duas clientes foram brutalmente agredidas por uma segurança de uma agência do Banco Itaú, nas esquinas das ruas Quitanda e do Ouvidor, no centro do Rio. Ao ficarem presas por mais de cinco minutos nas portas giratórias, mesmo depois de esvaziar a bolsa e mostrarem seu interior, a jornalista Hilda Armstrong e a publicitária Cláudia Furtado, foram interpeladas por uma funcionária do atendimento ao cliente, identificada apenas como Simone, chamada ao local pela segurança Luci Cláudia dos Santos. Depois de vários questionamentos, inclusive sobre o fato de as duas serem ou não clientes do banco, e de pedir identificação, elas finamente foram liberadas.
Ao entrarem na agência, Hilda se encaminhou diretamente à mesa da funcionária Simone, a fim de pegar sua identificação e prestar uma queixa formal ao banco, pelo tratamento desrespeitoso ao qual foi submetida. Ao ter seu pedido sumariamente negado, Hilda pegou um papel sobre a mesa para anotar os dados da funcionária, que imediatamente chamou pela vigia (a mesma que havia travado as duas na porta giratória). Luci já chegou desferindo socos, que atingiu Cláudia de raspão e Hilda em cheio. Com o rosto sangrando e o dente mole, a jornalista chamou a polícia e foi prestar queixa na 1ª DP (Praça Mauá). Durante a meia hora que ficou esperando pela chegada dos policiais, dentro da agência, nenhum gerente ou outro funcionário do banco veio tomar conhecimento do ocorrido.
2 Comments:
Taís, muito grata pelo apoio. Esta história é mesmo muito séria e não pode passar impunemente.
Também estou divulgando o seu blog entre os meus contatos.
Um grande beijo,
Hilda
04 setembro, 2006 14:29
Fiquei indignada ao ler o que aconteceu com sua amiga.
Não temos segurança em lugar nenhum! Não somos mais respeitados como cidadãos!
Policiais, seguranças, bandidos... Será que temos de temer a todos?
04 setembro, 2006 22:41
Postar um comentário
<< Home