Este é um espaço para troca de idéias sobre notícias na mídia (ou fora dela) e impressões pessoais. Sem pretensões.

23.5.06

Faça sua parte em prol da natureza – Capítulo 1: Reciclagem




O Brasil produz 240 mil toneladas de lixo POR DIA. E sabe para onde vai isso tudo? Para aterros sanitários. O que significa poluição, pois a fermentação desse lixo gera dois produtos perigosos: chorume e gás metano. Muitos produtos levam centenas de anos para se decompor. Qual a solução? Reciclagem. Esse processo de retorno da matéria-prima é importante para diminuir o acúmulo de dejetos e para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Veja alguns exemplos:

- Cada 50 quilos de papel usado que é reciclado evita que UMA árvore seja cortada. Imagine a quantidade papel que cada um de nós já jogou fora até hoje e quantas árvores poderíamos ter poupado.
- Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado evita que sejam extraídos do solo cerca de 5 mil quilos de bauxita (minério). Uma lata de alumínio (dessa de refrigerante) leva de 80 a 100 anos para decompor-se.
- Com um quilo de vidro quebrado faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem é que o vidro pode ser reciclado infinitas vezes. Mas, caso não seja reciclado, pode demorar até 4 mil anos para decompor-se.

Em países desenvolvidos, como a França e a Alemanha, o lixo é responsabilidade da iniciativa privada. E os próprios fabricantes de embalagens são os encarregados pelo destino dos dejetos. Mas o consumidor também faz sua parte: quando vai comprar uma pilha nova, por exemplo, é preciso entregar a usada.
E fique tranqüilo se a sua preocupação é com o destino desse material reciclado, pois eles nunca são transformados nos mesmos produtos originais. As garrafas recicláveis, por exemplo, não serão transformadas em novas garrafas, mas em outros objetos, como solados de sapato.
Então, que tal cada um fazer a sua parte e contribuir para a preservação do meio ambiente?
Fonte: site AjudaBrasil (www.ajudabrasil.org)