Este é um espaço para troca de idéias sobre notícias na mídia (ou fora dela) e impressões pessoais. Sem pretensões.

24.5.06

Quer ajudar? Seja voluntário!

Gostaria de ser voluntário em alguma ONG ou instituição para carentes mas não sabe como e o que fazer? Você não é o único. No Brasil, estima-se que 14 milhões de jovens e 10 milhões de adultos querem ser voluntários mas não sabem por onde começar. No Orkut há diversas comunidades sobre o assunto e apenas em uma delas, a Planeta Voluntários, há um tópico com 860 perguntas sobre como ser voluntário. “Com este engajamento potencial, muitos problemas que o governo não consegue resolver seriam solucionados”, afirma Stephen Kanitz, consultor de empresas, articulista da Veja e pessoa extremamente dedicada ao voluntariado.
Pra começar, qualquer pessoa pode ser voluntária, independente de classe social, idade, etnia ou crenças. Você pode oferecer ajuda dentro de sua própria profissão ou simplesmente ajudar em necessidades básicas das instituições, como uma pintura de parede, organização de uma festa, cadastramento de dados no computador etc. No Brasil, há mais de 60 centros de voluntariado onde você pode se inscrever e na Internet há diversos portais com a mesma função. No www.voluntarios.com.br, por exemplo, fundado por Kanitz, você se inscreve de acordo com suas habilidades específicas, diz o que gostaria de fazer e espera que alguma entidade te procure solicitando sua ajuda.
Para se ter uma idéia do que uma instituição dessa pode fazer pelo Brasil, cito o exemplo da Pastoral da Criança, cuja coordenadora nacional, Dr.ª Zilda Arns, é em si mesma um exemplo de bondade e doação: nas comunidades em que a Pastoral atua, a mortalidade de menores de um ano é 60% menor do que a média nacional. É nas comunidades e famílias carentes que se registra o maior problema de mortalidade infantil, que a cada ano faz mais de 134 mil vítimas menores de 5 anos de idade. E, na instituição, 90% dos voluntários são mulheres pobres.
Quer saber mais? Pesquise! Há diversos sites sobre o assunto. Algumas dicas:

- www.voluntarios.com.br
- www.filantropia.org
- www.stephenkanitz.com.br
-www.ajudabrasil.org
- www.pastoraldacrianca.org.br
- www.facaparte.org.br