Este é um espaço para troca de idéias sobre notícias na mídia (ou fora dela) e impressões pessoais. Sem pretensões.

20.10.06

Irresponsabilidade e incompetência médica



Gravidez normal, pré-natal tranqüilo... tudo em ordem. Chega o dia e o bebê nasce. No hospital, tudo ocorre na mais perfeita normalidade. Prontuário ok e mãe e filho recebem alta. Em casa, a mãe, que por sorte não é leiga e nem de primeira viagem, logo percebe que algo não está bem: o bebê não evacuou. Ainda no mesmo dia, liga para o pediatra, que receita um supositório. Ao tentar colocar, a mãe repara que o bebê chora muito e o medicamento não entra até o fim. Imediatamente volta para o hospital. Com isso, já se passou um dia inteiro. Finalmente o diagnóstico: má formação intestinal, o bebê não tem a abertura do reto.
Isso aconteceu há alguns dias em Araruama, no considerado melhor hospital particular da cidade, o HC Lagos, e aos cuidados do Dr. André, também considerado um dos melhores pediatras da região. O bebê teve que ir imediatamente para um hospital no Rio de Janeiro, onde está até hoje, passando por cirurgias, hemodiálise e risco de vida. Isso porque, com a demora no diagnóstico, o intestino se encheu de fezes e teve diversas perfurações. A primeira cirurgia foi para retirar as fezes do organismo. A infecção causou parada no funcionamento dos rins. Além dos fortes medicamentos, a criança também tem que fazer hemodiálise, a pressão tem caídas vertiginosas, e o frágil corpinho está todo perfurado. Ainda corre risco de vida. Se passar por isso tudo, ainda terá mais duas etapas de cirurgia, até conseguir reconstruir o reto.
Tudo porque, não só por isso, mas principalmente por isso, não foi diagnosticado, nem pelo pediatra, nem pelo corpo de profissionais do hospital, que o bebê tinha essa má formação intestinal. O prontuário inclusive relatava que ele havia evacuado. Como, se o reto estava fechado?
É um absurdo o pouco caso, o relaxamento e a irresponsabilidade dos médicos e hospitais a que temos que nos submeter atualmente. E olha que estou falando de um hospital particular... Um simples detalhe, uma ínfima falta de atenção, pode pôr em risco a vida de uma pessoa. Como pode um lugar que cuida de vidas, que tem a missão de salvá-las, de curar enfermidades, agir assim, tão descuidadamente?

4 Comments:

Blogger Natalie said...

Espero que fique tudo bem com o bebê em questão.

Realmente, é um absurdo um erro desse tipo! Se o prontuário diz que o bebê evacuou, os pais deveriam procurar uma advogado imediatamente e processar o hospital!

O pior é que um caso desses nem chega aos noticiários!

22 outubro, 2006 15:02

 
Anonymous Anônimo said...

Infelizmente este bebê não suportou tanto sofrimento, para muita tristeza de seus pais, parentes e amigos.

11 março, 2009 07:48

 
Anonymous Anônimo said...

Que revolta! Se a questao da saúde no Brasil já é complicada, eu me lembro que em Araruama e em toda Regiao dos Lagos era particularmente complicado. Minha mae uma vez socorreu duas conhecidas que haviam sido liberadas pelo hospitao de Sao Pedro D'Aldeia apos um acidente de carro com "pequenas escoriacoes". Minha mae, que desconfiou que aquilo era diagnostico de médico preguicoso com raiva de ter que trabalhar no carnaval, levou as duas para o Hospital de Ipanema, no Rio. O diagnostico? Uma tinha uma lesao na coluna e estaria hoje tetraplégica, nao fosse a iniciativa da minha mae e o atendimento decente a tempo. A outra estaria morta devido a uma hemorragia interna.

11 março, 2009 15:04

 
Anonymous Anônimo said...

Médicos se acham sábio e onipotentes. Não tem doutorado e se intitulam doutores. Sao seres humanos que detem um conhecimento e ganham dinheiro com esta profissao. Capitalistas como em qualquer profissão. São em sua maioria pessoas arrogantes, que na maioria das vezes nem se dá ao trabalho de levantar a cabeça e olhar o CLIENTE. Chega de papo de Doutor e Paciente. Hoje em dia deve se chamar Médico e Cliente!
Desculpem o anonimato, mas a máfia branca existe e um dia posso parar num hospital! Aqui em Brasília, onde tem muita gente com Doutorado, Empresários, enfim, gente com conhecimento e políticos, o tratamento é o mesmo! Uma vergonha!

04 agosto, 2009 00:03

 

Postar um comentário

<< Home